segunda-feira, 24 de outubro de 2016

8 dicas para ler mais livros e deixar o smartphone de lado


Achei interessante e resolvi compartilhar. 
Publicado no: Universia Brasil

Veja como se livrar do vício na internet e ler mais livros durante o ano

Fonte: Shutterstock 
Quando você está em casa sem fazer nada ou sentado na sala de espera de um consultório médico, é praticamente instintivo pegar o smartphone para dar uma olhadinha nas redes sociais ou tentar passar uma nova fase daquele jogo on-line. Na era digital, as opções de entretimento para as horas vagas são imensas, indo desde as séries do Netflix até uma caçada por um novo Pókemons no aplicativo Pókemon Go.
O problema é que as diversas tecnologias disponíveis acabaram ganhando força e deixando os passatempos mais analógicos, como ler um bom livro, de lado. No entanto, é possível driblar todas essas distrações digitais e retomar o hábito e a paixão pela leitura. Veja como:
Um livro de cada vez
Sair lendo mais livros do que você é capaz é garantia de criar um bloqueio de leitura. Apesar de algumas pessoas conseguirem se revezar entre diversas obras ao mesmo tempo, para quem está retomando a prática agora, é preciso evitar essa tentação. O leitor pode ficar intimidado e ter a impressão de que a leitura é algo muito difícil e nada prazeroso. Por isso, foque em uma única história por vez e se não gostar do livro que estiver lendo, não hesite em deixá-lo de lado e começar um novo. O importante é ir com calma e manter o interesse pela prática.
Desconecte-se para se dedicar à leitura
Se você está passando por uma crise de leitura, em a visão da capa de um livro já te deixa apavorado, então parte desse fenômeno pode estar ligada ao imenso tempo que passa on-line. A internet, apesar de seus memes de gatinhos fofos e vídeos engraçados, é a maior ferramenta de procrastinação do mundo. Você começa com a intenção de passar alguns minutinhos olhando o Facebook, mas quando se dá conta já está sentado há horas em frente ao computador ou com o smartphone em mãos.
Uma forma de reverter esse processo é reservar um tempo para se desconectar e passar algumas horas curtindo um bom livro. Mas para que isso funcione, é preciso ter disciplina. Reserve os dias da semana que estiver mais tranquilo e programe um alarme no celular para saber a hora de fazer log off do mundo digital.
Revisite os clássicos
Você se lembra qual foi o primeiro livro que motivou o seu gosto pela leitura? Provavelmente ele foi especial e conquistou a sua atenção com uma boa história. Por isso, quando estiver passando por uma crise de leitura, abra o seu armário, vasculhe as prateleiras e tente encontrar a obra que te inspirou desde o começo, para mergulhar em sua história mais uma vez.
Passeie pela livraria
Pode parecer algo muito simplista, mas se aproximar desse universo pode resolver a crise com os livros. Por isso, reserve um tempo para passear por sua livraria favorita, tomar um bom café e conhecer as novidades. Depois de algumas horas admirando as capas dos livros e conversando com os vendedores, sem dúvida você retomará sua inspiração e gosto pela leitura.
Compartilhe o hábito com um amigo
Ler é uma atividade que, geralmente, é praticada por uma única pessoa, mas ter uma companhia em momentos de crise pode ser a solução para os seus problemas. Fale com amigos que também estejam querendo ler mais livros e monte um clube de leitura e discussões. Essa tática estimulará o grupo como um todo.
Leia o livro depois do filme
O que é considerado um verdadeiro pecado por algumas pessoas pode ser a solução para a crise de leitura de outras. Se você foi ao cinema e adorou um filme baseado na história de um livro, corra para a livraria ou biblioteca mais próxima e tente encontrá-lo. Por ser uma história interessante, as chances de você se envolver na leitura são ainda maiores. Mas para quem simplesmente não consegue lidar com essa ideia, aposte em um livro inédito, mas de uma série que você já conheça e que já tenha outros capítulos adaptados para as telonas.

Ouça o seu livro

Se sentar e folear as páginas de um livro parece angustiante para você, então aposte nos audiolivros. Atualmente, uma extensa variedade de gêneros e autores estão disponíveis nesse tipo de plataforma, que é prática e barata e pode ser utilizada em casa, no carro ou até mesmo no smartphone.
Experimente novos gêneros
Apesar de você ser apaixonado por uma determinada série de livros, ler suas histórias por diversas vezes pode ser muito cansativo. Para evitar que você se canse da leitura e também tenha a chance de conhecer coisas novas, tente explorar gêneros diferentes do que está acostumado. Nessa aventura, você pode descobrir uma nova série favorita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário